ApacAPAC


Palácio dos Aboim

R. Arco Marquês Alegrete,
Bl. 2 - esc 4.8

1100-034 LISBOA



Tel: 21 882 16 43
Fax: 21 882 16 44
e-mailgeral@apaclinicos.pt

 

logo-apac2014 slideRealizou-se em Lisboa, no Sana Malhoa Hotel, dias 10 e 11 de Outubro, o 21º Encontro Científico da APAC

Já conhecido, pelas edições anteriores, como o evento que alia a elevada qualidade técnicó-científica dos trabalhos apresentados, com a abordagem daquelas que são as principais preocupações empresariais do setor, face ao novo paradigma sóció-económico da saúde, realizou-se mais uma edição do evento, onde mais uma vez se viveram dias de amizade e reencontro entre colegas, transformando este evento num lugar único de união entre Analistas Clínicos.

Com a participação de mais de 200 profissionais do setor, o evento contou também com a presença de cerca de 20 empresas, no espaço dedicado à exposição, num encontro que tinha como tema "Pontes para o Futuro".
A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Direção da APAC, Jorge Nunes de Oliveira, e da Vice-presidente, Elisabeth Barreto.

img 1676
O programa do Encontro abordou aspetos da organização e política do sector, que têm um forte impacto na prestação de serviços de saúde e temas técnico-científicos de interesse para a atividade atual com valor acrescentado para os serviços de saúde prestados pelos laboratórios.
Neste Encontro foram ainda apresentadas as novas Normas para o Laboratório Clínico, revisão necessária que representa um novo avanço no processo da Dupla Certificação que desde o ano de 2000 tem constituído um exemplo em matéria de implementação de sistemas da qualidade no nosso país, com um interesse reconhecido pelos profissionais do sector e pelos Laboratórios e um contributo enorme para a segurança dos doentes.
Foi também divulgada a Plataforma de Gestão Documental "eResults", que a APAC colocará à disposição dos Laboratórios de análises clinicas, anatomia patológica e gabinetes da área da imagiologia, bem como ao serviço do Ministério da Saúde e dos cidadãos. Uma mais-valia que, respeitando a confidencialidade e princípios éticos e legais, será capaz de tornar a prestação de serviços de saúde mais eficaz e com menos desperdício de recursos.
De acordo com Jorge Nunes de Oliveira, Presidente da Direção da APAC, "os tempos que atravessamos, num ambiente de constrangimento económico, as dificuldades e os problemas que temos de enfrentar desafiam-nos a procurar novas oportunidades. No meio de interesses, por vezes contraditórios, acreditamos que este sector de enorme importância e imprescindível na prestação de cuidados de saúde saberá responder e corresponder às necessidades dos cidadãos e do sistema de saúde, continuando a ser uma das áreas em grande desenvolvimento na medicina".

Nesta edição, a APAC teve ainda a honra de homenagear três importantes figuras da sua fundação:

o Dr. Henrique Santos Silva, o Dr. Joaquim Chaves (que se fez representar pelo seu filho) e o Dr. Norberto Barreira,

img 1729img 1728img 1727

num momento marcado pelo afeto e pelo reconhecimento de que tão ilustres figuras se tornaram merecedoras por direito próprio. Estes fizeram questão de dirigir palavras emocionadas de agradecimento à plateia, elevando ainda mais a sua estatura de homens marcantes para esta associação.


img 1863Na sessão de Encerramento esteve presente o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Carlos Maurício Barbosa, e o Presidente da Direção da APOMEPA, Fernando Manuel da Rocha Alves.

 

 

 

 

Fonte: Secretariado do evento.

«  março 2018  »
dstqqss
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Não hesite,

Contacte-nos!
Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas.