ApacAPAC


Palácio dos Aboim

R. Arco Marquês Alegrete,
Bl. 2 - esc 4.8

1100-034 LISBOA



Tel: 21 882 16 43
Fax: 21 882 16 44
e-mailgeral@apaclinicos.pt

Últimas Notícias

  • Conferência APIFARMA "Por um Financiamento Adequado" | 23 Nov - Pequeno Auditório CCB | Programa final

    21 de novembro de 2017

     

    Exmos. Senhores, 

    Vimos solicitar o vosso apoio na divulgação da 3ª Conferência da APIFARMA “Por um Financiamento Adequado”, que se realiza no próximo dia 23 de Novembro, pelas 14h30, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. 

    Esta conferência tem como objectivo desenvolver e desenhar recomendações de actuação para facilitar o desenvolvimento dos modelos de financiamento da Saúde. Pretende-se, igualmente, discutir os critérios na decisão do financiamento, a sua equidade e proporcionalidade, bem como a utilização balanceada de mecanismos de partilha de risco. 

    Informamos que esta Conferência tem creditação pela Ordem dos Farmacêuticos. 

    O programa está disponível aqui. Inscreva-se aqui

    Acompanhe todas as novidades do Ciclo de Conferências da APIFARMA aqui.

     

     
  • Ordem dos Farmacêuticos atribui a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos ao Dr Manuel Pimenta

    26 de outubro de 2017

     

           O farmacêutico Manuel Pimenta recebeu a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos. A distinção foi atribuída durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Farmacêutico 2017, realizada no novo edifício da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, no dia 26 de setembro. A Ordem reconhece o seu “elevado mérito”, “grande dedicação à profissão farmacêutica” e “contributo extraordinário para a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade”.
    Manuel Amadeu Pinto de Araújo Pimenta, 89 anos, natural de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, é um dos mais notáveis farmacêuticos portugueses e um cidadão com um sentido cívico notável. Proprietário de um dos mais conceituados laboratórios de análises clínicas do norte do País, é voz ativa, ouvida e respeitada entre as entidades locais.


              Descendente de uma família com várias gerações de farmacêuticos, tradição a que os seus dois filhos deram continuidade, Manuel Pimenta sempre evidenciou um caráter humanista assinalável. O contacto com os doentes moldou-lhe o espírito e terá contribuído para as suas constantes preocupações com o bem comum. Foi por isso com naturalidade que desde cedo se envolveu também em ações de natureza social, no associativismo e na vida política.

    Frequentou o Liceu Nacional de Viana do Castelo e seguiu para a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde concluiu a licenciatura em 1960. Aos 21 anos, assumiu a direção técnica da Farmácia Misericórdia, propriedade do seu pai, Amadeu Araújo Pimenta. Estagiou no Hospital de Santo António, e especializou-se em Análises Clínicas

           Entre 1966 e 1969 cumpriu serviço militar obrigatório. Após um primeiro período em que desempenhou funções no Hospital Militar de Évora, foi mobilizado para a Guiné Bissau, onde desempenhou o cargo de diretor do Laboratório de Análises Clinicas do Hospital Militar e do Hospital Civil, ambos na cidade de Bissau. No regresso à metrópole, ingressou no laboratório do Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo, onde se manteve como diretor técnico durante nove anos.
            Em 1978, fundou na sua terra natal o Laboratório de Análises Manuel Pimenta e foi alargando a atividade e serviços aos concelhos vizinhos de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Freixo, Correlhã e São Martinho da Gandra. Pelas suas características, físicas e estruturais, mas também pela sua identificação com Ponte de Lima e os seus habitantes, pelo ambiente de familiar e o natural empenho dos colaboradores, e pelos elevados padrões de qualidade que o suportam, o laboratório de Manuel Pimenta é uma referência para toda a região do norte do País.

             Militante do Partido Socialista, assumiu papel ativo na luta contra a ditadura e na construção da democracia, tendo sido deputado à Assembleia Constituinte, onde se manteve durante toda a legislatura. Participou ativamente na redação e aprovação da Constituição da República Portuguesa, a 2 de abril de 1976. Pelo facto, foi recentemente um dos homenageados, durante comemoração dos 40 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa.
    O seu caráter altruísta está também patente no trabalho que tem sido desenvolvido na fundação com o seu nome e que tem como missão intervir nas áreas da Saúde e Educação, principalmente no domínio da cooperação com os países de língua oficial portuguesa.

         Criada em 2009, a Fundação Manuel Pimenta ajudou a construir uma Maternidade do Cacheu, na primeira localidade onde os portugueses aportaram na Guiné e que, durante muitos anos, foi o grande entreposto comercial na costa ocidental de África. Este projeto estreitou as relações entre as "cidades-gémeas” de Viana do Castelo e de Cacheu, cobrindo um universo populacional de 6 mil pessoas.

     ManuelPimenta 1

    ManuelPimenta 3

     

    Titulo de Outorga 2017 - Dr Manuel Pimenta

     

     

    Fonte: Departamento de Comunicação da APAC

     

     
  • Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2017

    02 de agosto de 2017

     

     Congresso Farmceuticos 2017

     

    A Ordem dos Farmacêuticos organiza nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2017, o maior encontro nacional da área farmacêutica, subordinado ao tema “Medicamentos para todos”.

    No dia 12 de outubro terá lugar, no mesmo local, o Simpósio pré-congresso, intitulado “Empreendedorismo Farmacêutico: Fazer Melhor”.

    Simposio CONFAR 2017

     

    Profissionais, empresas, autoridades e demais parceiros da saúde encontram-se para analisar os desafios do nosso sistema saúde e para debater propostas e sugestões de melhoria. Será um espaço aberto, inclusivo e convergente de discussão em torno de questões fundamentais que afetam e preocupam os portugueses e que condicionam o futuro das próximas gerações.


    Sob o tema “Medicamentos para Todos”, a Ordem dos Farmacêuticos convida toda a sociedade para uma discussão sobre princípios que requerem a permanente atenção das autoridades, das administrações e dos profissionais de saúde. Acesso, equidade, segurança, qualidade, eficácia, inovação ou avaliação de tecnologias de saúde são matérias que não estão apenas associadas ao medicamento, mas a todo o universo de cuidados que são prestados aos doentes.

    Expofarma 2017

    Programa: AQUI


    Inscrições: AQUI

     

    Consulte mais informações em www.ordemfarmaceuticos.pt/congresso2017

     

     

    Fonte: Departamento de Comunicação da O.F.

     

     
  • 5.ª Edição do Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira

    06 de julho de 2017

    Premio Odete 2017

     

    A 5ª edição do Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira, visa promover e incentivar a investigação na área da saúde pública em Portugal.

     

    O prémio destina-se a farmacêuticos inscritos na Ordem dos Farmacêuticos, ou grupos de investigação coordenados por um farmacêutico na condição descrita.


    As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao próximo dia 15 de setembro.

    Para além do Regulamento (ver em anexo), pode consultar mais informações em:

    www.ordemfarmaceuticos.pt/premioinvestigacao.

     

    Regulamento

     

    Fonte: Departamento de Comunicação da APAC

     

     

Por favor insira o email da sua conta de utilizador. Ser-lhe-á enviado um código de verificação que lhe permitirá recriar a sua senha.